Ivo Barbi Professor of Electrical Engineering

Livro – CONVERSORES A Capacitor Chaveado

conversores a capacitor chaveado

Autor: Ivo Barbi

Introducão

Usualmente entende-se como conversor estático a capacitor chaveado, todo conversor que emprega apenas capacitores e interruptores na constituição de sua topologia, dispensando, portanto, o emprego de qualquer dispositivo magnético, como indutor ou transformador.

Esses conversores, com a combinação adequada de parâmetros, podem ser construídos com elevadas densidades de potência e operar com significativa eficiência. Além disso, podem submeter os diversos componentes, particularmente os semicondutores, a tensões muito menores que a tensão de alimentação ou da carga. Suas vantagens em relação aos conversores convencionais então ficam evidentes: ausência de dispositivos magnéticos e redução dos esforços de tensão nos componentes do circuito.

Uma desvantagem desses conversores é a impossibilidade de se controlar o fluxo de potência entre a carga e a fonte, como é feito nos conversores convencionais, através da razão cíclica.

Os esforços para a superação dessas deficiências dos conversores a capacitor chaveado resultaram na invenção dos conversores conhecidos como híbridos. Esses conversores são gerados pela integração apropriada de conversores convencionais com conversores a capacitor chaveado.

O resultado dessa integração são conversores que preservam os melhores atributos de cada uma das soluções, resultando em conversores que podem ser controlados, proporcionam isolamento galvânico entre a fonte de alimentação e a carga, e submetem os interruptores e capacitores a tensões reduzidas.

.

Ivo Barbi
Ivo Barbi

O Prof. Ivo Barbi Possui graduação (1973) e mestrado(1976) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (1979). Fundador da SOBRAEP – Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência(1990), da qual é Presidente de Honra e Presidente do primeiro COBEP -Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência(1991). Em fevereiro de 2016 liderou a criação do IBEPE-Instituto Brasileiro de Eletrônica de Potência e atualmente é seu Diretor Presidente.

Ivo Barbi Professor of Electrical Engineering