Ivo Barbi Professor of Electrical Engineering

Livro – Um Novo Circuito Equivalente para Circuitos Elétricos

Ivo Barbi - livro UM NOVO CIRCUITO EQUIVALENTE PARA CIRCUITOS ELÉTRICOS

UM NOVO CIRCUITO EQUIVALENTE PARA CIRCUITOS ELÉTRICOS​

Autor: Ivo Barbi

Introducão

Apesar da relevância do Circuito Equivalente de Thévenin, ele é limitado na representação dos fenômenos que ocorrem no circuito original que ele representa. Serve apenas para determinação da corrente e tensão num par de terminais. Isso decorre do fato de que a energia não é preservada. Dito de outro modo, o circuito equivalente não permite a determinação da eficiência do circuito original ou da potência cedida pelas fontes internas do circuito original, ou mesmo toda a potência dissipada nos resistores internos desse circuito original.

Podemos então dizer que o circuito equivalente de Thévenin não é conservativo, assim como também não o é o circuito equivalente de Norton. Mesmo entre si, Thévenin e Norton não são conservativos.

É possível encontrar na literatura, autores que fazem referência a essas falhas de representatividade do Circuito Equivalente de Thévenin. Porém, apesar de ter realizado pesquisa bibliográfica ampla e abrangente, este autor não encontrou nenhum teorema do circuito equivalente que completasse o circuito equivalente de Thévenin. 

Este texto propõe um circuito equivalente diferente daquele proposto por Thévenin, por ser conservativo em relação ao circuito original que ele representa. O novo circuito é então conservativo, em relação ao circuito original e pode ser empregado para a análise das perdas e da eficiência.

.

Ivo Barbi
Ivo Barbi

O Prof. Ivo Barbi Possui graduação (1973) e mestrado(1976) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (1979). Fundador da SOBRAEP – Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência(1990), da qual é Presidente de Honra e Presidente do primeiro COBEP -Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência(1991). Em fevereiro de 2016 liderou a criação do IBEPE-Instituto Brasileiro de Eletrônica de Potência e atualmente é seu Diretor Presidente.

Ivo Barbi Professor of Electrical Engineering